Área Restrita

Artigos

09h00

O que posso não estar vendo?

Motivação & Sucesso Por Luiz Marins

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Preste atenção e verá que as grandes inovações que fizeram enorme sucesso e garantiram o futuro de muitas empresas foram coisas muito simples que, muitas vezes, estavam debaixo do nariz das pessoas e a maioria não via, não enxergava, talvez por serem simples demais, óbvias demais. Como diz o ditado português do séc. XVIII: “Andando na égua e perguntando por ela...”.

Os grandes sucessos em produtos e serviços partiram de uma constatação da realidade concreta das pessoas, de suas necessidades e aspirações. Assim, se analisarmos as grandes inovações da atualidade como Waze, Airbnb, Uber, GPS, smartphones, tablets, etc. veremos que eram necessidades escondidas que quando foram descobertas e transformadas em produtos ou serviços tiveram sucesso quase imediato. É importante lembrar que a tecnologia deve ser usada para resolver problemas concretos das pessoas. Muitas dessas tecnologias como o GPS, por exemplo, foram desenvolvidas para uso militar a partir de uma real e concreta necessidade existente. Trazendo isso tudo para a nossa realidade mais próxima poderemos “descobrir” produtos e serviços que estejam debaixo de nossos olhos (por isso digo descobrir = tirar a cobertura e não inventar) e que não estejamos enxergando.

A realidade concreta da vida moderna poderá nos fazer pensar nessas descobertas dentro de nossa própria empresa. Vejamos apenas algumas tendências:

 

As residências (casas e apartamentos) atuais da maioria da população são muito pequenas - o que isso tem a dizer para minha empresa? O que posso fazer para atender essa tendência? Etc.

As famílias são cada vez menores. É grande o número de casais sem filhos ou com um só filho(a) - o que isso tem a dizer para mim e minha empresa? Existe aqui alguma oportunidade? Etc.

O número de pessoas que moram sozinhas está aumentando muito - o que essa tendência pode dizer para mim? Embalagens menores? Etc.

A expectativa de vida está aumentando. O número de idosos é a cada dia maior e com mais saúde - o que posso fazer a partir dessa tendência?

Pessoas mais jovens querem viajar e ter experiências diferentes e cada vez com menor custo - o que posso fazer em relação a isso? Produtos? Serviços? Etc.

 

Pense também na tendência no seu próprio negócio e na sua região. O que mudou? O que deverá mudar? Como posso aproveitar essas tendências na inovação em produtos e serviços?

É assim que as grandes inovações foram pensadas. Pense você também.

Pense nisso. Sucesso!

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 9h às 18h
Av. Tancredo Neves 148, 4º Piso.
CEP 41820-908 | Salvador-BA
Tel.: 71 3431.8130
2016 - 2024. ALSCIB. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital