Área Restrita

Artigos

10h00

Se você se omitir, alguém falará no seu lugar

Artigo Motivação & Sucesso Por Luiz Marins

Compartilhe
Tamanho da Fonte

No mundo moderno, na democracia, na empresa, na família e mesmo entre amigos, a omissão é um dos pecados mais graves. Muitas pessoas imaginam que ao não participar não dar sua verdadeira opinião, não votar, estarão fazendo uma forma inteligente de protesto. Esse é um grande engano. Quando você se omite, alguém falará ou fará alguma coisa em seu lugar e a situação, em vez de melhorar, só poderá piorar para você. Quando você não vota, alguém votará e o candidato que você não queria ver eleito terá uma chance a mais de assumir o posto.

Da mesma forma é na empresa. Quando você se omite, não participa se nega a opinar, vencerão os que participam e opinam e só restará a você o direito de reclamar da decisão tomada sem a sua participação.

Qualquer razão ou motivo que uma pessoa possa dar para justificar sua omissão será sempre frágil, ética e moralmente indefensável. No Direito, omissão é a conduta pela qual uma pessoa não faz algo a que seria obrigada ou para o que teria condições. Assim o chamado crime omissivo ocorre quando uma pessoa não cumpre um dever a ela imposto. Já para a teologia, a omissão é uma falha em fazer algo que poderia e deveria ser feito, sendo considerado pecado se a pessoa sabe de seu poder e dever de agir. E a gravidade do pecado da omissão tem o mesmo peso dos pecados por ação os chamados comissivos. Assim, não há quem possa defender a omissão, sempre que se tenha condições ou que se saiba de seu poder ou dever de agir. A verdade é que muitos dos problemas que temos são tanto devidos a malfeitos por pessoas más ou incompetentes, quando pela omissão dos que poderiam impedir que esses erros fossem cometidos.

Assim, nunca se omita. Assuma com coragem uma posição firme e decidida, sem se esquecer do direito que deve dar às pessoas que possuam opiniões diferentes das suas de igualmente manifestá-las. Não se omitir não significa querer vencer pelo grito, pela pressão emocional. Pessoas assertivas e equilibradas são sempre polidas e educadas, porém firmes e assertivas.

 

Pense nisso. Sucesso!

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 9h às 18h
Av. Tancredo Neves 148, 4º Piso.
CEP 41820-908 | Salvador-BA
Tel.: 71 3431.8130
2016 - 2024. ALSCIB. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital