Área Restrita

Artigos

10h20

O desafio da Civilidade

Artigo Motivação & Sucesso Por Luiz Marins

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Pessoas civilizadas são aquelas que compreendem que seus direitos terminam quando começam os direitos alheios. São pessoas que sabem respeitar a opinião alheia, mesmo que com ela não concordem. São pessoas polidas, educadas e têm comportamentos e atitudes pouco agressivos em relação a pessoas, ao meio ambiente e até mesmo às coisas materiais.

Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é fazer as pessoas se comportarem com civilidade, até mesmo nas coisas mais simples, como agradecer, pedir licença, ouvir, devolver o que não lhe pertence, falar baixo, mastigar com a boca fechada, recolocar a cadeira no lugar ao se levantar, colocar a mão à boca ao tossir, não atravessar a frente das pessoas sem pedir licença, etc., etc.

A gentileza entre as pessoas, a polidez, a chamada educação social está em falta e o ser humano corre o risco de se brutalizar. 

Conheço pessoas que confundem civilidade com falsidade e coisa do passado ou mesmo com submissão. Isso é um enorme engano!

Tenho assistido em empresas discussões pouco civilizadas onde as pessoas se agridem com palavras fortes e desrespeitosas. Isso não quer dizer que se deva concordar e não discutir, debater. Pelo contrário, devemos ser assertivos em nossas convicções, mas civilizadamente, com respeito e educação.

Conheço pessoas que têm se negado a participar de reuniões com determinados colegas pelo comportamento agressivo dessas pessoas. Conheço chefes pouco civilizados e subordinados igualmente rudes e toscos que deterioram o clima empresarial.

É preciso lembrar que somos seres humanos e não animais irracionais e que comportamentos de civilidade foram uma grande conquista humana.

É preciso redescobrir a civilidade no ambiente de trabalho, nas relações de amizade e mesmo nas famílias. É preciso redescobrir a gentileza, a educação, a polidez e o respeito entre as pessoas.

É preciso lembrar que num ambiente agressivo, rude e rústico demais, sem respeito e civilidade, não pode haver motivação, nem sucesso.

 

Pense nisso. Sucesso!

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 9h às 18h
Av. Tancredo Neves 148, 4º Piso.
CEP 41820-908 | Salvador-BA
Tel.: 71 3431.8130
2016 - 2024. ALSCIB. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital